Mercúrio torna aves homossexuais, diz estudo

4 de dez. de 2010 00:13 Postado por José Eduardo

A contaminação por mercúrio afeta o comportamento dos íbis brancos tornando-os homossexuais, segundo um estudo realizado por pesquisadores da Flórida, nos Estados Unidos, e do Sri Lanka. A pesquisa - publicada na revista científica Proceedings of the Royal Society B - tinha o objetivo de descobrir por que as aves se reproduzem menos quando há mercúrio em seus alimentos, mas os resultados surpreenderam até mesmo os cientistas. "Nós sabíamos que o mercúrio podia reduzir seus níveis de testosterona (hormônio masculino), mas não esperávamos isso", disse Peter Frederick, da Universidade da Flórida, que liderou o estudo. A contaminação por mercúrio - que pode vir da queima de carvão e de lixo, além de minas - é especialmente comum em regiões pantanosas.

Macho com macho A equipe de pesquisadores alimentou os íbis brancos com comprimidos que continham a mesma concentração de mercúrio encontrada em camarões e lagostins que servem de alimento para as aves em áreas de pântano. Quanto mais alta a dose de mercúrio nos comprimidos, mais alta era a probabilidade de um íbis macho acasalar com outro macho. De acordo com os cientistas, o estudo prova que o mercúrio pode reduzir drasticamente a reprodução dos pássaros e possivelmente de outros animais. Ainda não se sabe exatamente como esse mecanismo funciona, mas é sabido que o mercúrio altera os sinais hormonais, o que poderia ter um impacto direto no comportamento sexual mediado por esses hormônios. Além disso, os machos contaminados com taxas mais altas de mercúrio realizavam menos rituais de acasalamento, o que tornava mais provável que eles fossem "ignorados" pelas fêmeas.

6 Response to "Mercúrio torna aves homossexuais, diz estudo"

  1. Mariana Amaral Says:

    Interessante o assunto abordado. Um assunto para ficar de olho, pois pode gerar uma extinção dessa espécie. Estão de parabéns!

  2. Unknown Says:

    Muito legal o texto, eu não sabia que isso podia ocorrer. Parabéns pela postagem!

  3. Amanda Says:

    Bem interessante esse assunto. A contaminação por mercúrio é uma questão muito importante, pois pode diminuir a diversidade dessa ave, e até levar à extinção dessa espécie.

  4. Anônimo Says:

    Interessante e cômico! Não sabia dessa hipótese!

    Rute Vilela - 13 A

  5. Laene Botelho 13A Says:

    A contaminação, degradação do meio ambiente pode ter efeitos que nós nem imaginamos, como essa situação.
    Achei o blog bastante interessante .. com imagens que chamam a atenção. Parabéns!

  6. Antônio Júlio de Moura Chaves Says:

    Essa é surpreendente mesmo. Que matéria interessante. O blog ficou muito bom, com textos muito interessantes, como o do camaleão minúsculo. Mais essa matéria com certeza é a que mais me chamou a atenção. Belas fotos.

Postar um comentário