A Ecologia é o estudo das interações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente, teve origem na palavra grega “oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Logo, por extensão seria o estudo da casa, ou de forma mais genérica, do lugar onde se vive. O meio ambiente inclui não só os fatores abióticos como o clima e a geologia, mas também os seres vivos, as comunidades que habitam um determinado biótopo e os respetivos fatores bióticos.
O meio ambiente afeta os seres vivos não só pelo espaço necessário à sua sobrevivência e reprodução levando, por vezes, ao territorialismo mas também às suas funções vitais, incluindo o seu comportamento (estudado pela etologia, que também analisa a evolução dos comportamentos), através do metabolismo. Por essa razão, o meio ambiente a sua qualidade determina o número de indivíduos e de espécies que podem viver no mesmo habitat.
As relações entre os diversos seres vivos existentes num ecossistema incluem a competição pelo espaço, pelo alimento ou por parceiros para a reprodução, a predação de organismos por outros, a simbiose entre diferentes espécies que cooperam para a sua mútua sobrevivência, o comensalismo, o parasitismo, por isso que os seres vivos alteram constantemente o ambiente em que vivem.
Por simples fatores econômicos, muitas vezes deixamos de lado o meio ambiente e tudo que nele se insere, esquecendo da biosfera e do ecossitema em que encontramos, por um único e simples motivo: a produção de bens de consumo sofisticados e ilimitados, sustentando a sociedade capitalista do século XXI.
Texto baseado em : http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/9538/ecologia.
25 de novembro de 2010 às 17:41
Muito legal o post,pois ele traz curiosidades como, a oriem e o significado da palavra ecologia.
6 de dezembro de 2010 às 20:10
Gostei muito da postagem, acho que o texto ficou bem explicativo, coerente e tem um posicionamento que bate com a minha visão do assunto, que é dito no último parágrafo. Tinha que ter prosseguido a discussão final, portanto. Porque achei muito interressante o posicionamento também pela forma em que foi inserido no contexto da ecologia. Mas está muito bom. E o blog como um todo também, está com um conteúdo bem legal.
6 de dezembro de 2010 às 22:05
Muito interessante, esses artrpodes são incriveis. Otimo blog, muito bom mesmo.