A scibling GrrlScientist colocou em seu blog um vídeo impressionante de um louva-deus atacando um beija-flor perto de uma destas garrafinhas de água com açúcar.
o video pode ser visto no link a cima realmente muito legal.
Como é possível ver no vídeo, o pequeno louva-deus consegue segurar um beija-flor que conseguiu escapar no final. O vídeo tem feito muito sucesso, chegou a ser mencionado no überblog Boing Boing.
Apesar da bizarrice da situação, aparentemente ataques de louva-deuses a beija-flores não é um evento tão raro assim. Só no Google há mais de 6o mil menções a histórias semelhantes. Em algumas delas, o louva-deus é bem sucedido.
Na continuação do texto, há fotos chocantes de um louva-deus comendo um beija-flor além de outros relatos de artrópodes atacando vertebrados.
Nestas duas fotos temos mais um louva-deus que aproveitou as garrafinhas para beija-flor para preparar uma emboscada. Louva-deuses constumam ficar perto de flores com néctar açucarado para pegar insetos atraídos pela flor. Eventualmente ele acaba pegando uma presa maior. As garrafinhas, que atraem muitos beija-flores é tudo que estes vorazes predadores pediram a deus.
como vocês podem ver um louvadeus tem força suficiente para capturar um beija-flor, com o dobro de seu peso, tamanha força muscular somente é possivel devido ao exo-esqueleto ,caracteristico dos artópodes, que oferece uma grande área de apoio para os músculos muito maior que o endo-esqueleto dos vertebrados, no mesmo link estão videos de louva-deuses predando pequenas cóbras, isso mostra a voracidade desse "mini-monstro".
29 de novembro de 2010 às 17:08
Impressionante! Já tinha ouvido relatos de ataques de Louva-a-deus a Beija-flores, mas nunca tinha visto uma cena como estas... Muito legal mesmo, parabéns pela matéria!
30 de novembro de 2010 às 23:44
Caramba!! Nunca pensei que um louvadeus pudesse segurar um beija-flor com quase o dobro de seu peso graças ao exo-esqueleto que possui. Esse também foi um dos grandes motivos para o grande sucesso adaptativo dos insetos no ambiente terrentre.
1 de dezembro de 2010 às 12:55
Completamente bizarro. Eu nunca tinha visto um louva-deus desses. Com certeza da próxima vez que eu ver um, vou procurar ficar bem longe!
Muito bom o post.
1 de dezembro de 2010 às 22:50
Incrível!! É impressionante a natureza e como os animais se comportam na busca da sobrevivência. Ainda não tinha ouvido falar na força de um louva-deus, achei muito legal!!
1 de dezembro de 2010 às 22:56
Essa eu nunca nem tinha ouvido falar! E se não fosse essa matéria provavelmente demoraria para descobrir que um louva-deus consegue pegar um beija-flor... Muito legal mesmo!
1 de dezembro de 2010 às 23:01
Nossa, muito interessante este post, já até tinha ouvido falar a respeito desses ataques, mas nunca havia visto imagens a respeito, a matéria ficou muito interessante e é realmente incrível a força do exoesqueleto do louva-a-deus, realmente surpreendente, além de ressaltar a capacidade adaptativa do louva-a-deus.
3 de dezembro de 2010 às 17:08
Muito interessante, eu nunca havia imaginado que um louva-deus conseguiria segurar um beija-flor; isso ocorre graças a força de seu exoesqueleto! Achei muito bom!
3 de dezembro de 2010 às 17:26
Parabens pelo post Cigarra...
muito bom mesmo...as imagens e o video são bem interessantes.
Essa matéria é nova para mim, não conhecia essa capacidade dos louva-deus.