29 de nov. de 2010 12:42 Postado por lucas master

A scibling GrrlScientist colocou em seu blog um vídeo impressionante de um louva-deus atacando um beija-flor perto de uma destas garrafinhas de água com açúcar.

o video pode ser visto no link a cima realmente muito legal.

Como é possível ver no vídeo, o pequeno louva-deus consegue segurar um beija-flor que conseguiu escapar no final. O vídeo tem feito muito sucesso, chegou a ser mencionado no überblog Boing Boing.

Apesar da bizarrice da situação, aparentemente ataques de louva-deuses a beija-flores não é um evento tão raro assim. Só no Google há mais de 6o mil menções a histórias semelhantes. Em algumas delas, o louva-deus é bem sucedido.

Na continuação do texto, há fotos chocantes de um louva-deus comendo um beija-flor além de outros relatos de artrópodes atacando vertebrados.

Nestas duas fotos temos mais um louva-deus que aproveitou as garrafinhas para beija-flor para preparar uma emboscada. Louva-deuses constumam ficar perto de flores com néctar açucarado para pegar insetos atraídos pela flor. Eventualmente ele acaba pegando uma presa maior. As garrafinhas, que atraem muitos beija-flores é tudo que estes vorazes predadores pediram a deus.

louvadeus_ave01.jpg

louvadeus_ave02.jpg como vocês podem ver um louvadeus tem força suficiente para capturar um beija-flor, com o dobro de seu peso, tamanha força muscular somente é possivel devido ao exo-esqueleto ,caracteristico dos artópodes, que oferece uma grande área de apoio para os músculos muito maior que o endo-esqueleto dos vertebrados, no mesmo link estão videos de louva-deuses predando pequenas cóbras, isso mostra a voracidade desse "mini-monstro".

8 Response to " "

  1. Anônimo Says:

    Impressionante! Já tinha ouvido relatos de ataques de Louva-a-deus a Beija-flores, mas nunca tinha visto uma cena como estas... Muito legal mesmo, parabéns pela matéria!

  2. Unknown Says:

    Caramba!! Nunca pensei que um louvadeus pudesse segurar um beija-flor com quase o dobro de seu peso graças ao exo-esqueleto que possui. Esse também foi um dos grandes motivos para o grande sucesso adaptativo dos insetos no ambiente terrentre.

  3. Thiago Oliveira Condé Says:

    Completamente bizarro. Eu nunca tinha visto um louva-deus desses. Com certeza da próxima vez que eu ver um, vou procurar ficar bem longe!
    Muito bom o post.

  4. Margot Says:

    Incrível!! É impressionante a natureza e como os animais se comportam na busca da sobrevivência. Ainda não tinha ouvido falar na força de um louva-deus, achei muito legal!!

  5. Patrícia Zanatta Says:

    Essa eu nunca nem tinha ouvido falar! E se não fosse essa matéria provavelmente demoraria para descobrir que um louva-deus consegue pegar um beija-flor... Muito legal mesmo!

  6. Mariana Andrade Says:

    Nossa, muito interessante este post, já até tinha ouvido falar a respeito desses ataques, mas nunca havia visto imagens a respeito, a matéria ficou muito interessante e é realmente incrível a força do exoesqueleto do louva-a-deus, realmente surpreendente, além de ressaltar a capacidade adaptativa do louva-a-deus.

  7. Lissa Vasconcellos Says:

    Muito interessante, eu nunca havia imaginado que um louva-deus conseguiria segurar um beija-flor; isso ocorre graças a força de seu exoesqueleto! Achei muito bom!

  8. José Eduardo Says:

    Parabens pelo post Cigarra...
    muito bom mesmo...as imagens e o video são bem interessantes.
    Essa matéria é nova para mim, não conhecia essa capacidade dos louva-deus.

Postar um comentário